domingo, 19 de maio de 2013

Governo Federal desmente boato sobre suspensão do programa Bolsa Família


Centenas de pessoas lotaram as agências da Caixa na noite de sábado / (Foto: Cristiano Pantanal/Tribuna do Ceará)
Centenas de pessoas lotaram as agências da Caixa na noite de sábado 
(Foto: Cristiano Pantanal/Tribuna do Ceará)



O boato provocou tumulto em lotéricas e agências da CEF. O programa está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias.


Um movimento fora do normal nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) chamou atenção em Fortaleza. Centenas de pessoas se deslocaram aos postos de atendimento temendo a suspensão ou a interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família na noite deste sábado (18). O boato provocou tumulto em lotéricas e agências da CEF. O programa está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. A movimentação fora do comum também foi registrada em outras cidades da região Nordeste. 

 O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), responsável por administrar o Bolsa Família, emitiu comunicado informando que o benefício será mantido. “O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa.” A Caixa também se manifestou na noite deste sábado através de uma nota em que reafirmou o cronograma de pagamentos do benefício.

 “O pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família.” Junção de benefícios O programa, criado através da Medida Provisória 132, juntou o Bolsa Escola, do auxílio-gás e do Cartão Alimentação em um só benefício. Atualmente, o Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais. Para receber os recursos do Bolsa Família, os beneficiados devem cumprir algumas exigências. 

Na área de saúde, por exemplo, eles devem acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.



bolsa001

bolsa002

bolsa003

bolsa004



Confira a íntegra das notas: “MDS desmente suspensão do Bolsa Família O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil.” 

 “A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.” 

 “Nota de Esclarecimento sobre a Suspensão do Programa Bolsa Família 

 A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. 


O Calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.”





Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário