sábado, 1 de junho de 2013

Amo Minha Cidade Saboeiro no Ceará


Saboeiro, com seu nome histórico no estado do Ceará, é "minha" sim. É a cidade onde nasci, cresci, vivi. Amo-a de paixão. Impossível identificá-la com simples palavras. É brutal. É cosmopolita, é caleidoscópica, é espantosa, é dinâmica, é estranha, é vibrante, é violenta, é improvisadora, é contraditória, é ousada. Todas estas e muitas mais a identificam.

Amo Saboeiro no Ceará pelos contrastes entre o belo e o feio, o bom e o ruim, o antigo e o moderno. De um lado,habitantes dividido pela área em km².Do outro, áreas que fazem a cidade funcionar, principalmente ao redor do centro de abastecimento, representando a luta pela sobrevivência de um povo sonhador  e de uma grande   em Deus.



Amo os cheiros de Saboeiro: cheiros de gasolina, de álcool de escapamentos, de comidas em cada canto, de pastéis de feira, de perfumes baratos, desodorantes, cheiro de gente; cheiro das frutas das feiras de sábados misturando odores de cajus, maracujás, goiabas e resultando um cheiro único e especial; cheiro de pão fresco da padaria do nosso amigo chico gambá de todas as  manhãs na mesa do saboeirense, cheiro de café em cada esquina do centro.

Enfim, amo tudo em Saboeiro no Ceará. E por amor aceito suas qualidades e seus defeitos, suas vantagens e desvantagens. Quero escrever sobre ela, passar minhas emoções, compartilhar com outros que lhe dedique idêntico amor.

Mas, escrever sobre Saboeiro  é uma temeridade. É um teste de múltiplas escolhas. Do que escrever? Escrever sobre a Saboeiro dos nossos sonhos? Sobre a cidade surpresa? Sobre a saudade dos filhos que  moram em outras cidades e estados desse grande Brasil? Sobre os sons, os sabores, a sofisticação, os sotaques da cidade?



Para quem escrever? Para aqueles que também amam Saboeiro no Ceará porque "Só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas", como disse o nosso Olavo Bilac.

Como escrever? Com emoção, expressando sentimentos que "pegam" no dia-a-dia? Com objetividade, apenas narrando? Com orgulho de seu gigantismo,de povo único nos seus talentos e na sua cultura popular? Com saudades, mas não saudosismo?

Não sei. Vou deixar, não "Ao Correr da Pena", como dizia José de Alencar ao escrever suas crônicas no século XIX, mas "Ao Correr do Teclado", neste século XXI. Vamos ver o que acontece.

Obrigado Deus, por me trazer a existência num lugar tão maravilhoso de tanto futuro e progresso pela frente como o nosso Saboeiro no Ceará....E se você também ama esta cidade, faça parte da comunidade e do Progresso da nossa querida Saboeiro no Ceará.Faça a sua parte!




Quero deixar aqui essa mensagem,pois amo minha Saboeiro, nasci aqui e aqui estou,muitos reclamam, mas só quem saí daqui mesmo a passeio por outra cidades, mesmo que na cidade mais maravilhosa desse pais, sente uma enorme vontade de voltar, tal é essa felicidade, que quando começamos a ver as placas dizendo Saboeiro à tantos km nossos corações já começam a bater mais forte, uma alegria imensa erradia em nossos corações, amo te Saboeiro no Ceará, pois o sangue que corre em minhas veias, são suas ruas e vilas, suas belezas, sua simplicidade carregada de gente batalhadora,gente que não esmorece perante as dificuldades, lutamos pra que você seja não pro mundo, mas pra nós seus filhos a mais importante, pois em nossos corações, sentimento único  minha cidade minha vida, a todos nós SABOEIRENSE que Deus nos conserve assim, amando te, e aos que se foram que voltem, pra sentir esse sentimento maravilhoso do amor pela sua terra, pulsar em seus corações...


"Amo minha Saboeiro no Ceará" 

Foi criado recentemente esta página Blog http://saboeiro-online.blogspot.com.br/ ! O Blog tem como objetivo aproximar os filhos de Saboeiro e mostra o quanto a nossa cidade é maravilhosa e o quanto queremos o melhor para o nosso povo, além de formar novas amizades e postar notícias, dúvidas, rumores, entre outras coisas.




Marconi Alves orgulhoso de ser  filho de Saboeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário