sexta-feira, 24 de maio de 2013

RMS Titanic - Sua história em fotos pouco conhecidas.







O Titanic foi um dos navios mais famosos do mundo. Em seu tempo, ficou famoso por receber o título de maior transatlântico já construído e o mais luxuoso. Após 1912, Titanic ficou conhecido por uma das maiores tragédias da navegação. 


Construído pela White Star Line no estaleiro Harland and Wolff em Belfast, o projeto tinha como objetivo competir com o RMS Lusitânia e o Mauritania, do estaleiro rival Cunard Line. Durante sua construção, outros dois navios, considerados irmãos gêmeos, foram projetados, o Olympic e o Brittanic (originalmente chamado Gigantic). 



O Titanic ficou conhecido, também, após a conclusão das obras, como o navio mais luxuoso do mundo. Toda a construção foi financiada pelo americano JP Morgan e a Marinha Mercante Internacional Co.. O projeto teve início em 31 de março de 1909 e o custo total chegou, à época, a U$ 7,5 milhões. 



O navio ficou pronto e foi inaugurado no dia 31 de maio de 1911. Antes dele fazer sua viagem final, em 10 de abril de 1912, saindo de Southampton na Inglaterra com destino a Nova Iorque, ele atracou em outros portos (França e Irlanda) 


para buscar mais passageiros. O padre Francis Browne registrou vários aposentos do navio e a vida dos passageiros. As fotografias são, ainda, pouco conhecidas, porém tiveram maior visibilidade após o acidente completar cem anos em 2012. 

Em sua viagem final, o Titanic levava mais de 2 mil passageiros pelas águas geladas do oceano Atlântico em direção ao continente americano. No meio do caminho, as temperaturas começaram a baixar, prenunciando que navegavam em águas perigosas e reduto de icebergs. O navio também chegou a receber alguns avisos, de outras embarcações, a respeito de existirem icebergs na região. 

Às 23:40 do dia 14 de abril, os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee avistaram um iceberg à frente do Titanic. O que aconteceu depois mudaria para sempre a história de todos a bordo, resultando na morte de mais de mil pessoas, a maioria oriunda da terceira classe.



Texto de Talita Lopes Cavacante
Administração Imagens Históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário