domingo, 5 de maio de 2013

Ibama prende 13 pessoas com 297 canários em rinha no Cedro

Pássaros serão levados para Fortaleza, onde passarão
 por quarentena e depois soltos em habitat natural.


Uma operação realizada neste domingo (5) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) resultou na prisão de 13 pessoas que promoviam rinha de canários da terra em uma chácara no município de Cedro, a 408 km de Fortaleza. No total, foram encontrados 297 pássaros que seriam usados durante o campeonato. A operação teve apoio da Polícia Militar (PM) de Iguatu.

O campeonato era monitorado há cerca de 2 meses pelo órgão federal, segundo Fábio Bandeira, chefe do Escritório Regional do Ibama de Iguatu. "Sabíamos da organização do campeonta há muito tempo, mas descobrimos a data exata há 15 dias", afirma Bandeira. De acordo com o chefe do Ibama em Iguatu, cerca de 100 pessoas estavam na Chácara do Ferreira, local onde seria realizada a rinha, na hora da apreensão dos animais silvestres. 

 Todos os presos em flagrantes, entre eles o dono da chácara, foram encaminhados para a Delegacia Regional de Icó e irão responder pelo crime de maltratos de animais silvestres previsto pelo artigo 29 da lei 9605/98 de crimes ambientais. A pena pode ser de detenção de um ano a seis meses e multa de R$ 500 por canário apreendido. 

Os animais aprendidos serão encaminhados na próxima segunda-feira (6) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Fortaleza, onde devem passar por quarentena e depois soltos em habitat natural.





DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário