sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dor nas costas atinge 80% das pessoas em algum momento da vida

Pilates é exercício indicado na prevenção porque fortalece musculatura. Cuidados com a postura e com o peso também são essenciais.



A coluna humana tem 33 vértebras. São 33 ossinhos, e ali no meio passa a medula – o grande canal de comunicação entre o cérebro e o corpo. É uma estrutura muito sensível, cheia de músculos, nervos e discos, e é por isso que a dor nas costas é tão comum – especialistas afirmam que 80% das pessoas vão sofrer com o problema alguma vez na vida. No Bem Estar desta sexta-feira (3), o ortopedista Luiz Batata e a fisioterapeuta Laura Proença esclareceram as principais causas para a dor e deram dicas para tratá-lo. Laura, inclusive, é instrutora de pilates, um exercício usado para tratar o problema.


Arte Postura Bem Estar (Foto: Arte/G1)




O pilates é um conjunto de exercícios em aparelhos específicos e mistura técnicas ocidentais e orientais. Seu foco é desenvolver a força e a flexibilidade, e funciona porque fortalece o core, o conjunto de músculos que seguram a coluna – e isso impede que ela seja sobrecarregada. A atividade está ficando cada vez mais acessível. O ideal é que as aulas sejam sem rodízio de aparelhos e no máximo em dupla, pois envolvem atenção total do instrutor à realização dos movimentos, que não podem ser muito diferentes. Os aparelhos mais usados são trapézio, barril, carrinho e cadeira, além de bolas, faixas e elásticos. Além de fortalecer a musculatura do tronco, é preciso ter atenção para não sobrecarregar as costas no dia-a-dia. O primeiro passo é se manter em boa forma. Se uma pessoa fica dez quilos acima do peso ideal, aumenta em 25% o risco de sofrer de dor nas costas.




Outro tradicional vilão da medicina que também vale para as costas é o cigarro. O fumo reduz a irrigação dos vasos nos discos vertebrais que protegem a coluna e faz com que eles percam a maleabilidade. A postura também é importantíssima para as costas. Ao dormir, a melhor posição é dormir de lado, com travesseiros para manter a cabeça na mesma linha do ombro. No computador, a posição ideal é com os ombros abaixados, a lombar no encosto, os dois pés no chão ou em um apoio e olhos na altura do monitor. E o ideal é mudar de posição a cada uma hora, pois os músculos relaxam aos poucos, deixando a coluna desprotegida.



Os profissionais que mais sofrem dor nas costas são exatamente os que têm que se esforçar em posições que não são muito naturais ao ser humano e não conseguem fazer essa adaptação: dentistas, desenhistas em prancheta, operadores de computadores, motoristas, cirurgiões e trabalhadores de escritórios. Abaixo, você vê em imagens as melhores posturas para atividades que exercemos no dia-a-dia.

Para mexer no computador, o ideal é não inclinar os ombros e usá-lo na altura dos olhos com a postura ereta (Foto: Mariana Palma/G1)
Para mexer no computador, o ideal é não inclinar os ombros e usá-lo 
na altura dos olhos com a postura ereta.


Na hora de lavar a louça, o ideal é que a pia esteja na altura do umbigo. Se a pia for muito baixa, a dica é tentar diminuir a altura (sempre com a coluna reta) como mostra a imagem (Foto: Mariana Palma/G1)
Na hora de lavar a louça, o ideal é que a pia esteja na altura do umbigo. Se a pia for muito baixa, a dica é tentar diminuir a altura (sempre com a coluna reta) como mostra a imagem


A maneira de sentar também pode prejudicar as costas. A dica é apoiar os dois pés no chão e manter os ombros alinhados e a coluna reta (Foto: Mariana Palma/G1)
A maneira de sentar também pode prejudicar as costas. A dica é apoiar 
os dois pés no chão e manter os ombros alinhados e a coluna reta

Para usar o computador, as pernas devem estar apoiadas e os braços dobrados em 90 graus. Para corrigir a postura acima, foi usada uma almofada e um apoio no pé (Foto: Mariana Palma/G1)
Para usar o computador, as pernas devem estar apoiadas e os braços dobrados em 90 graus. Para corrigir a postura acima, foi usada uma almofada e um apoio no pé


Para pegar objetos pesados no chão, a dica principal é flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna (Foto: Mariana Palma/G1)
Para pegar objetos pesados no chão, a dica principal é flexionar 
os joelhos para não sobrecarregar a coluna 







G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário