O profissional de locução pode atuar em vários segmentos. É possível gravar comerciais de rádio e TV, chamadas para carros de som, esperas telefônicas, locução noticiosa, programa de entrevistas, reportagens, apresentar eventos e inúmeras outras funções. Mas é precisamente sobre o locutor de rádio, aquele que faz ao vivo os programas, que vamos comentar aqui.Se você se encantou com o mundo do rádio agora ou já era um apaixonado por este veículo há algum tempo, separei algumas dicas que costumo dar a meus alunos, para que você também possa se aperfeiçoar na arte da locução. Afinal, hoje em dia, ninguém mais precisar ter vozeirão para ser locutor, basta ter técnica, carisma e vontade.
Atualmente, o locutor de rádio pode ser comparado a um ator. A partir do momento que ele entra no ar, deve esquecer os seus problemas e incorporar um personagem. Uma figura divertida, agradável de ouvir. Não esqueça: você pode mudar a vida de muitas pessoas. Faça do seu trabalho uma arte. Se estivesse no lugar do ouvinte, você gostaria de ouvir certa música ou a um comentário sobre determinado tema? Pense bem nisso antes de entrar no ar.
Principais dicas:
O ouvinte está em primeiro lugar. Faça sempre seu trabalho para agradar às pessoas que estão lhe ouvindo, não para agradar o seu chefe.
Entenda as mulheres. Pesquisas comprovam que as mulheres são as principais ouvintes do rádio no mundo inteiro. Elas têm um ouvido mais apurado que os homens. As mulheres conseguem incrivelmente ouvir o rádio, passar a roupa e atender ao telefone ao mesmo tempo. Não esqueça que quando você faz um programa de rádio, tem que agradá-las em primeiro lugar.
Especialize-se. Você deve conhecer e saber atuar em todas as áreas da locução, mas o ideal é saber “jogar” bem em uma só. Procure especializar-se em um só tipo de locução. Se você pretende ser um locutor romântico, por exemplo, invista nisso. Tente ser o melhor locutor romântico da sua emissora, depois da cidade, da sua região e assim por diante. Desta forma você será sempre lembrando como “o melhor”, não como mais um locutor “quebra-galho”, que se vira bem em qualquer estilo.
Faça seu marketing pessoal. Procure freqüentar eventos relacionados à sua área, congressos publicitários, coloque-se a disposição de rádios comunitárias para prestar serviços voluntários ou junto a colégios e universidades para explicar aos alunos sobre o dia-a-dia do seu trabalho. Faça amigos na área. Quanto mais pessoas você conhecer e apresentar seu portfólio, maiores suas chances de novos trabalhos.
Seja humilde. Talvez nem fosse preciso dizer, mas a humildade é o ponto principal para quem almeja o sucesso. Ninguém faz nada sozinho e ninguém é insubstituível. Então faça o melhor e confie em você, mas sem querer passar os outros para trás.
O que fazer sem imagem? Trabalhar com locução, sem ajuda de imagens é um desafio, mas um desafio empolgante, com certeza. Não esqueça que você só tem como instrumento de trabalho a voz e as suas palavras. Em qualquer outra forma de comunicação tradicional você conta com os elementos visuais, como seus gestos, sua postura e sua roupa. Segundo pesquisas, os elementos visuais correspondem a 55% da comunicação.
Aí está seu desafio: passar uma mensagem com total eficiência, sem a imagem.
Boa sorte!
*O autor é publicitário, especialista em Rádio e TV, autor do livro “Você Nunca Ouviu Nada Igual”
Nenhum comentário:
Postar um comentário