
Os eleitos de Felipão

Durante algum tempo, Felipão admitiu estar em dúvida entre os dois astros veteranos do futebol brasileiro. Revelou que iria testar Kaká e Ronaldinho Gaúcho, para, provavelmente, levar um deles para a disputa da Copa das Confederações. A preferência parecia ser pelo meia do Atlético/MG, mas a surpresa é que nem mesmo ele entrou no grupo de convocados - muito menos o meia do Real Madrid.
Na entrevista coletiva, logo após a convocação divulgada num hotel do Rio, Felipão não quis comentar sobre a ausência de ambos, ressaltando que não fala sobre jogadores que ficaram fora da lista. "Definimos a convocação de acordo com alguns critérios pessoais e também da participação no grupo quando foram chamados", limitou-se a dizer o treinador.
Jovialidade
Ele ainda rejeitou o rótulo de surpresa na convocação de Bernard e explicou que pretendia chamá-lo em outras oportunidades, mas uma lesão o impediu. "O Bernard, nas quatro convocações que fiz, em duas delas estava convocado, mas infelizmente estava com uma lesão no ombro", lembrou o treinador.
O técnico também garantiu que não se incomoda com as críticas que possa sofrer por ter deixado Ronaldinho Gaúcho e Kaká de fora da lista ou se a seleção não conquistar bons resultados na Copa das Confederações. Para a Copa do Mundo de 2002, apesar da comoção popular, Felipão não convocou Romário e a aposta ousada acabou dando certo, com o Brasil terminando como campeão mundial
"Vai ser diferente? Se não der certo, vai ser normal, já sei o que vai acontecer. Sou sabedor disso, se não levar aquele que o jornal e o torcedor quer, o pau vai comer. Não vou agradar A, B ou C e ter dor de barriga. Se der errado, façam o que vocês quiserem", comentou Felipão.
Treinador deixa "atrasados" de fora Apenas quatro já atuaram em Copa
Bastaram cinco jogos para que o aspecto disciplinador de Luiz Felipe Scolari se tornasse decisivo em suas convocações. A Seleção Brasileira disputará a Copa das Confederações, a partir do próximo mês, sem os únicos dois jogadores que se atrasaram na apresentação ao técnico: Ramires e Ronaldinho Gaúcho.

O volante do Chelsea estava com lesão na coxa direita em março e já não tinha enfrentado a Itália, na Suíça, mas deveria se apresentar para avaliação dos médicos da Seleção em Londres antes do duelo contra a Rússia. Chegou depois do combinado, foi cortado e nunca mais chamado por Felipão.
Ramires se atrasou mesmo morando em Londres, em situação similar à de Ronaldinho Gaúcho, que reside em Belo Horizonte e, na capital mineira, se apresentou após o horário estipulado para todos os atletas nos treinos antes do duelo contra o Chile, no mês passado. Foi capitão e titular no empate no Mineirão, mas não agradou e ficou fora.
"Levo em consideração as minhas escolhas de acordo com as minhas observações para a equipe. E a observação maior é na parte de disciplina e comportamento que aconteceram na Seleção nesses cinco amistosos conosco", justificou Scolari, convicto em relação à sua avaliação.
"A vida da gente é feita de opções. Analiso totalmente o que posso ganhar e perder e faço minhas escolhas", concluiu.
Felipão convocou apenas quatro jogadores que estiveram em uma Copa do Mundo, em 2010, para o grupo que vai representar o Brasil na próxima Copa das Confederações, em junho.
O goleiro Júlio César, o lateral Daniel Alves e o zagueiro Thiago Silva estiveram na África do Sul há três anos sob o comando do técnico Dunga. Fred jogou o Mundial de 2006, na Alemanha. Agora, os quatro são os mais experientes da lista de 23 convocados para o evento-teste.
Escalação
Felipão não revelou a escalação idealizada para a Seleção, mas parece certo que Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Fernando, Paulinho, Oscar, Neymar e Fred estão praticamente garantidos entre os titulares para o começo da Copa das Confederações. Restaria, então, a definição de um jogador para o setor ofensivo, em uma disputa que deve envolver Hulk, Jadson e Lucas. "Já temos a equipe idealizada, daria para fazer um treino do time A com o time B porque na cabeça a equipe está pronta", afirmou.
SAIBA MAIS
Programação
O grupo se apresenta em 27 de maio, quando começa a preparação para a Copa das Confederações. Antes da estreia no torneio, o Brasil ainda terá mais dois amistosos: enfrenta a Inglaterra, em 2 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), e a França, sete dias depois, em Porto Alegre (RS)
Promessa
Felipão garantiu que os jogadores que estiverem envolvidos nas quartas de final da Libertadores e foram convocados não vão desfalcar os seus clubes. Eles receberão uma permissão para que se juntem à Seleção após a data prevista para a apresentação do grupo. "(Todos os atletas) Estarão jogando pelos seus clubes na Libertadores no dia 29"
O time dificilmente vai jogar com três zagueiros, como fez no Mundial de 2002.
Felipão chamou apenas quatro defensores para a Copa das Confederações: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Réver
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário