Na última parte da série sobre a insegurança em Fortaleza, vamos ver o que as autoridades têm a dizer sobre a falta de segurança na capital. Nos primeiros quatro meses do ano, os dados da violência são alarmantes. Segundo o relatório de 2012 publicado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. Fortaleza é uma das capitais mais violentas do mundo entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. O Ceará é o estado brasileiro com o terceiro pior efetivo de policiais militares proporcional ao número de habitantes. No estado para cada 565 pessoas nos temos um Policial Militar, o ideal recomendado pela Organização das Nações Unidas é de um PM para cada 250 habitantes, para chegar a esse patamar seria necessário mais que dobrar o efetivo cearense. Apenas Paraná (1/600) e Maranhão (1/800) tem menor número médio de profissionais.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará afirma que medidas de policiamento extensivo são aplicadas para coibir os assaltos, mas os fortalezenses permanecem com a sensação de insegurança. A Guarda Municipal que atualmente atua em áreas de circulação restrita, como praças, mercados e terminais de ônibus, mas uma proposta que muda a atuação da guarda para reforçar a segurança na capital.
Imagina na Copa
Fortaleza ira sediar dois eventos de grande porte, neste mês de junho a Copa das Confederações e em 2014, nossa cidade recebe a Copa do Mundo da FIFA. E fica a pergunta. Como será a violência com milhares de turistas circulando na capital. Se nesse momento a capital cearense já passa por dificuldades?
Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário